Dia Mundial da Saúde Sexual

Rate this post

O 4 de Setembro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Sexual, uma celebração com o fim de sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre os problemas sexuais, a educação neste aspecto e a importância que tem o domínio sexual na vida humana, como todos os outros eventos relacionados com doenças que existem ao longo do ano.


A Saúde Sexual


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde sexual é um estado de bem-estar físico, mental e social em relação à sexualidade. Requer uma abordagem positiva e respeitosa da sexualidade e das relações sexuais, assim como a possibilidade de ter experiências sexuais prazerosas e seguras, livres de qualquer coação, discriminação e violência.


Tudo o que não seja desfrutar desse estado, pode ser motivo de um problema de saúde sexual, e por fatores sociais é um tema tabu que impede, em muitos casos, o paciente pode ser diagnosticado e tratado. Isso provoca grandes problemas, tanto na pessoa com problemas em seu ambiente, pois as consequências são negativamente tanto a nível físico como psicológico.


A falta de conhecimento, os ditos sociais e a falta de acesso a recursos adequados (psicólogos, clínicas, testes diagnósticos, etc.) fazem muito importante sensibilizar a população sobre esses problemas, e é por isso que se comemora o Dia Mundial da Saúde Sexual.


Atividades para o Dia Mundial da Saúde Sexual


Sob o lema “Amor e Intimidade na Saúde Sexual, uma possibilidade para todas as pessoas”, que é o eixo das atividades deste ano, pretende-se enfatizar o aspecto psicológico e sentimental das relações sexuais, assim como em tratar estas como parte do domínio privado das pessoas.


“Se propõe a romper com a idéia de que a sexualidade é apenas ter sexo, para integrar os aspectos emocionais de fazer isso, e da necessidade humana de se vincular. A parte alegre será o compartilhar de nossa própria saúde sexual e sexualidade com alguém a quem amamos ou que nós escolhemos.”


O Dia Mundial da Saúde Sexual é uma celebração global, relativamente nova, que depende do trabalho comprometido e voluntário de profissionais da saúde de mais de 44 países. Os organizadores pretendem, com esta iniciativa, que em 4 de Setembro seja considerado, pela ONU e de forma internacional, como o Dia Mundial da Saúde Sexual DMSS.


Você pode encontrar mais informações em seu website http://www.diamundialsaludsexual.org/


A saúde sexual, um tema de interesse


No ISEP estamos muito preocupados com o tema, dado que temos de formação da área, com pós-Graduação em Terapia Sexual e de Casal e um Mestrado em Sexologia Clínica e Terapia de Casais, e muitos profissionais formados em ISEP participarão dessas atividades.


Se você estiver interessado em saber mais sobre estes cursos, ou quer conhecer os serviços da clínica PRAXIS Clínica podem oferecer, não hesite em contactar-nos.