11 alimentos que causam problemas digestivos

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A todos nos é familiar e que os feijões são bons para o coração e não tão boas, ahem, algumas “outras” coisas. Como elas, o certo é que há um grande número de alimentos capazes de causar indigestão.


O sistema digestivo possui mais de cem bilhões (bilhões espanhóis, sim: 100.000.000.000.000 de bactérias que ajudam a decompor os alimentos e manter o intestino saudável, explica a Dra Layne Lieberman, nutricionista e autora de Beyond the Mediterranean Diet: European Secrets Of the Super-Saudável.


Mas é fácil de desajustar o necessário equilíbrio, com alimentos que prejudicam as bactérias benéficas. Alguns dos culpados nos vão surpreender, sem dúvida, para não dizer todos. Em seguida, onze deles, cuja ingestão devemos limitar para manter o intestino saudável e para que funcione como um relógio.


Adoçantes artificiais (sacarinas)

Despejando um envelope de sacarina

Uma nova razão para dispensar os refrigerantes “light”. Um estudo descobriu que os adoçantes artificiais (aspartame, sacarina, sucralose) alteram as bactérias intestinais, que controlam o metabolismo. Podem causar todo tipo de problemas gastrointestinais, além de facilitar a conversão dos alimentos em gordura. Ou seja, que não só dificultam a perda de peso, mas que é mais verossímil que, na realidade, engorden.


O microbioma está atualmente no velador, porque desempenha um papel muito além de uma boa digestão.


O café

Xícara de café preto

Você pode fazer algo mais que acordar, pela manhã. O café é ácido e contém cafeína, que acelera o trânsito intestinal e pode causar diarréia. A cafeína é também diurética, o que quer dizer que promove a desidratação e náuseas.


Mais: o café provoca a secreção de ácido clorídrico no estômago, que causa azia de estômago e indigestão. Se você tem problemas gastrointestinais, limite o café em uma xícara diária, e procure evitá-lo com o estômago vazio, o que minimiza os problemas.


Os carragena

Taça de sorvete

Não todos os ingredientes em um alimento natural são benéficos. Os carragena, ou carragenenos, um componente de algumas algas marinhas, utilizado como estabilizador em coisas como o leite de soja, iogurte baixo em calorias, certos molhos de saladas e gelados, podem provocar toda uma seqüência de problemas intestinais. Certos estudos mostram que provoca inflamação, o que, por sua vez, pode causar ulceraciones e síndrome do intestino irritável.


Isso não significa que você tenha que apagar por completo os lácteos. De fato, o iogurte tem efeitos benéficos na flora intestinal, enriquecendo-a. Mas se você tem problemas de digestão, limítelo a um jornal, e certifique-se de que os carragena não aparecem entre os ingredientes. E não coma iogurtes com sabores de frutas, que contêm açúcares adicionados.


O brócolo

Brócolos

Das brassicaceae, como a couve-flor ou brócolos contêm açúcares complexos, que não são digeríveis. São chamados em conjunto rafinosa, e produzem gases. Também são ricos em fibra solúvel, que não se decompõe até que chega ao intestino delgado, o que fomenta ainda mais os gases.


Não há que suprimir o brócolo, que contém não poucas vitaminas. Mas evite cozinhá-lo em excesso, o que acaba com os seus benefícios, e considere tomar um suplemento digestivo que contém enzimas que ajudam a quebrar essas verduras de difícil digestão. O iogurte grego, carregado de probióticos, servirá também de ajuda.


A análise e as dimensões de uma nutricionista


Alimentos sem açúcar

Chiclete

São uma armadilha, em geral, os doces e chicletes sem açúcar. Contêm ingredientes como sorbitol, maltitol, xilitol e outros, e podem causar inchaço, gases ou efeitos laxantes quando consumidos em excesso. Regra geral, se os primeiros ingredientes de um alimento figura de um “–ol”, não o compre. Além disso, estimulam a secreção de ácidos gástricos, algo que não precisa e que, a longo prazo, pode provocar uma úlcera de estômago.


Leite, queijos frescos e sorvetes

Copo de leite, queijo e iogurte com frutas

Embora, na realidade, apenas 4% entre nós tem alguma alergia alimentar, intolerância à lactose é muito comum, e sofre até 70% dos adultos. Deve-Se à falta de uma enzima digestiva-a lactase, que é a que se processa a lactose, um açúcar presente no leite. Sua falta causa problemas digestivos, como inchaço e diarreia.


Mas mesmo se você não é intolerante à lactose, consumir muitos produtos lácteos faz com que a digestão ocorra principalmente no intestino, em vez do estômago. É melhor escolher os queijos mais curados, que contém menos lactose.


Os fritos

Pedaços de frango frito massa

Parece de gaveta que uns calamares fritos ou uma fonte de batatas fritas não são a imagem do alimento saudável. Na verdade, é pior: os alimentos gordurosos causam mais problemas gástricos do que se acredita. Podem passar pelo trato digestivo sem ter digerido por completo, o que pode causar diarréia. Ou, pelo contrário, uma vez que costumam ser de baixo teor em fibra, podem permanecer no trato muito tempo, causando inchaço, sensação de preocupa e causando prisão de ventre. O Mal, em qualquer caso.


À margem de moda, salão de beleza, dimes e diretes…


Os citrinos

Laranja na árvore

Pode ser tentador, se tem problemas digestivos, dar um homenagem de frutas e legumes. Mas atenção: os alimentos ácidos, como o tomate ou frutas cítricas podem piorar a coisa. Podem irritar o revestimento interno do estômago, provocando ardência e até mesmo refluxo. Evítelos até que se sinta melhor, e enquanto isso, pegue maçãs ou bananas.


Alho e cebola

Cabeças de alho

Você já ouviu falar da dieta FODMAP? Os FODMAP são um tipo de hidratos de carbono não digeríveis presentes em alguns alimentos, como o alho ou a cebola, que podem causar inchaço abdominal, prisão de ventre ou diarreia. Há muitos alimentos que contêm FODMAP, alguns muito saudáveis: pêra, maçã, feijão, couves, brócolos ou couve-flor (além do alho e da cebola). Se tiver problemas gástricos sérios, é necessário que fale com o seu médico para ver se o problema –não será fácil de tirar – podem ser esses carboidratos.


Milho

Panochas de milho

A chave é mastigar bem. Se não se mastiga muito longo, pode passar pelo sistema digestivo sem digerirse por completo, o que causará problemas estomacais. A culpa, a celulose que contém, que é uma fibra insolúvel que, para descomponerla por completo, exige uma enzima que os humanos não possuímos. Se você come uma espiga, lembre-se masticarla a fundo.


Cuidar da digestão cobra mais importância à medida que se envelhece


Alimentos crus

Gambas cruas

O problema está em as bactérias, que podem criar sérios problemas estomacais. Alimentos como a carne, as aves, os ovos ou o marisco deve ser cozido à temperatura adequada para destruí-las; e, em qualquer caso, nunca devem ficar mais de duas horas à temperatura ambiente, o que favoreceria o crescimento das bactérias.


E se, como um aviso, não é suficiente a possibilidade de passar a metade da noite em casa-de-banho, tenha em conta que existem bactérias como a Escherichia coli ou Salmonella typhi que podem causar problemas muito sérios, como a salmonelose, e piores ainda. Jogue sobre seguro com os alimentos crus.