10 Refeições Saudáveis Para As Crianças E Toda A Família

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Comer juntos como uma família tem muitos benefícios. Vários estudos demonstram que a melhoria das qualificações das crianças, leva a alcançar hábitos saudáveis e ajuda a tirar o estresse dos pais.


Se você tem a sorte de poder almoçar todos juntos, cada dia muito melhor, no entanto a maioria das famílias hoje em dia (especialmente nas grandes cidades) não tem esse privilégio e os grandes costumam almoçar no seu trabalho, enquanto que as crianças fazem em suas escolas ou centros educativos.


Entre os 10 refeições incluem alguns que são ideais para compartilhar em família, no ambiente de uma boa mesa, e outras, que servirão para ser preparada na noite anterior e colocadas em lancheras ou recipientes que permitem o transporte com segurança e higiene para os locais onde almoçaremos.


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A sala então é uma só, é o título, e é o que todas as propostas têm em comum: queremos focar em…


Aqui esta os 10 refeições pré-conmer com a família:


1. Frango ao forno, cozido com sabores ou grelhado


A carne de frango, sempre que se disponha de pele e de gordura que a rodeiam, é uma opção saudável, além de deliciosa. Sugiro melhorar o sabor, marinándola algumas horas antes em algum preparado com ervas aromáticas como o tomilho, alecrim etc., e um pouco de sal grosso (desde que não seja absolutamente contra-indicado).


Qualquer salada, a que você mais gosta, será um bom complemento, especialmente se você incluir alguma alternativa verde, como alface, rúcula, broto etc. Como sobremesa, proponho uma fruta, por exemplo, umas ricas uvas.


2. Sanduíche integral de pão integral


sandwichUm bom sanduíche (de preferência com pão integral), preparado com dedicação e esmero, é uma escolha muito fácil de fazer e, além disso, um almoço delicioso e saudável. Minha recomendação para garantir que seja saudável, é composto de vários ingredientes, mas todos eles, respeitando baixo teor em gordura (especialmente válido para queijos e frios) e acrescentando algumas verduras (tomate, cebola, pimentão e tudo aquilo que você mais gosta) e talvez um ovo, mas que não seja frito.


3. Empadas de Peixe ao forno


tortaSão muitas as opções de peixe que você poderia provar para o preenchimento dessas tortas tão especiais. Em todos os casos, sugiro adicionar ervas aromáticas já que somam aromas e sabores especiais, sem necessidade de exagerar com o sal. Você pode acompanhar estas empadas com alguma salada se você prefere comê-las ao prato, usando talheres.


4. Tofu com alho


Eis aqui uma daquelas receitas saudáveis que têm tudo: é uma receita puramente vegetariana, em que a soja e a quinoa, destacam-se por seu rico aporte protéico para que possa usá-lo sem problemas, para substituir a carne por alguns dias por semana, sem ressentir-se os níveis de consumo de proteínas recomendadas.


Sinteticamente, trata-se de cozinhar quinoa normalmente, reservas e, em seguida, você vai refogar cubos de tofu e pedacinhos de alho em uma frigideira até dourar. Em seguida adicione a mistura à quinoa, somas molho de soja e algumas sementes de girassol. Delicioso.


5. Espetadas deliciosas assadas no forno ou


espetinhosEsta é outra proposta que sempre é bem recebida por toda a família, e que, tem de tudo em termos de nutrição. É um prato clássico que inclui um ou mais tipos de carne (frango, carne, peixe etc.), tantas variedades de produtos hortícolas, como quiser (geralmente inclui cebola, pimentão vermelho, pimentão verde) e queijo de baixo teor de gordura.


Há famílias que têm os seus “segredos” de gastronomia, que, entre outras possibilidades escolhem somar maçãs ou azeitonas. Como faltam os lácteos? Se você não tiver incluído queijo poderia ser assim, portanto, a sobremesa perfeita poderia ser um rico sorvete.


6. Pão pita recheado


Como a proposta anterior, admite muitas variações de acordo com as preferências personalizadas com a sua família e o desafio é incluir e combinar carnes, legumes e alguma salsa que você gosta muito. Na minha casa as preparamos com carne de frango, queijo magro, tomate cereja, azeitonas e folhas de manjericão. Duram muito pouco na mesa, acredite em mim.


7. Bolinho de peixe e frutos do mar


paellaÉ um almoço, que além de ser muito saudável, cumpre várias funções. Além de que é delicioso, tem um elevado potencial de satisfazer os clientes e, além disso, é visual ou esteticamente muito atraente na mesa. A sobremesa que sugiro neste caso, é uma fresca salada de frutas.


8. Macarrão com molho bolognesa (ou bolonhesa) de frango


A massa pode ser a que mais goste para a sua família: a partir de uma simples, mas delicioso macarrão, até uma opção de massa recheada. A bolognesa, deve ser preparada –tanto quanto possível – com tomates frescos e azeite de oliva.


9. Filé de carne com purê de abobrinha


Desnecessário destacar o aporte proteico da carne de boi. Complementada com um delicioso purê de abobrinha, completa um prato delicioso e nutritivo. Como sobremesa, sugiro um creme de leite ou um pudim de leite, de tal modo que se inclua um lacticínio neste menu.


10. Nhoque ou “Gnocchi” de batatas e farinha


nhoqueEu sei: esta, a minha última sugestão, irá superar as expectativas de grandes e caras, porque me consta que se trata de um prato sempre bem-vindo em cima da mesa. Podem ser acompanhados ou não com muitas combinações: molhos que contenham carne, molhos de queijos, molhos de base láctea como a clássica carusso ou uma rica bechamel.


No fim, fica livre a escolha, desde que se prepare com parâmetros saudáveis, evitando gorduras e excesso de frituras. Neste caso, sugiro sobremesa de alguns frescos e deliciosos pêssegos em calda.